Prefeitura faz chamamento público para aquisição de terreno para UFSBA
Um dos passos mais importantes para a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA) foi dado ontem pela Prefeitura de Itabuna. O prefeito Claudevane Leite assinou o edital de chamamento público para seleção de uma área particular para a instalação do campus da universidade, que deverá começar a funcionar no próximo ano. Pelo edital, pessoas físicas ou jurídicas podem oferecer a área solicitada, de 100 hectares, como doação ou venda.
Segundo o prefeito, várias pessoas já procuraram a Prefeitura para oferecer terrenos, o que levou a administração a optar pelo chamamento público, pela necessidade de democratizar e dar transparência ao processo de aquisição da área para a UFSBA. Vane também adiantou que a Prefeitura vai alugar nos próximos dias um imóvel para funcionamento provisório da reitoria.
O prefeito de Itabuna destacou os vários benefícios que chegarão junto com a universidade. "A UFSBA traz o desenvolvimento, será um marco para a cidade e isso projeta um futuro bem melhor para Itabuna. Abre um novo e amplo horizonte para a nossa juventude e, com toda certeza, vai mudar para muito melhor a história de nossa cidade", disse Vane, completando que, na condição de prefeito, colocou o apoio à implantação da universidade federal como uma das principais prioridades do governo, e que, pessoalmente, apaixonou-se pela metodologia, pelo projeto pedagógico inovador.
No ato de assinatura do edital, com presenças de representantes da sociedade civil, vereadores e da coordenadora da Comissão de Implantação da UFSBA em Itabuna, professora Joana Angélica da Luz Guimarães, o secretário de Planejamento, Wenceslau Augusto Júnior, coordenador da comissão encarregada das ações municipais pertinentes à UFBSA, explicou que o chamamento público terá um prazo de 15 dias e que, paralelamente ao processo, a administração definirá o local onde funcionará o Instituto de Humanidades, até a conclusão das instalações do campus definitivo.
Wenceslau, que, ainda vereador, foi um dos primeiros a levantar a bandeira da universidade federal em Itabuna, lembrou que essa luta vem de muito tempo e teve a participação de várias lideranças políticas, como o próprio prefeito e vereadores. O secretário de Planejamento de Itabuna ressaltou que o edital de chamamento para a aquisição do terreno traz a universidade cada vez para mais perto da cidade. "É um sonho que começa a virar realidade", exclamou.
Com a experiência de quem participou do processo de implantação da Universidade Federal do Recôncavo, a secretária de Educação, Dinalva Melo, que também faz parte da comissão municipal visando à implantação da UFSBA, afirmou que a decisão de fazer o chamamento público é a demonstração cabal de que a administração está empenhada em garantir que a universidade venha para Itabuna.
A coordenadora da Comissão de Implantação da UFSBA em Itabuna, professora Joana Angélica Guimarães, elogiou a iniciativa da administração municipal e disse que o edital é uma demonstração de transparência.
Condições - Entre as condições está o acesso rodoviário, com vias já implantadas ou em vias de implantação, garantindo que, ao iniciar as atividades de construção do campus, esse acesso seja efetivamente viabilizado. Além disso, a área deve situar-se no entorno ou próximo à área urbana de Itabuna, preferencialmente à margem de uma das rodovias pavimentadas de acesso aos municípios circunvizinhos.
O terreno deve dispor de área plana para a construção do campus visando à redução de custos com terraplanagem e movimentação de grandes volumes de terra. Também deve garantir boas condições de fundação, ausência de encostas íngremes, focos de erosão e outras boas condições, ser parcela de área desmatada, ventilada e manter proximidade com áreas preservadas de grande valor, já que se pretende um campus ecológico.